A DIRCINT orienta estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas nas etapas do ingresso para internato nos cursos da área médica oferecidos pela UERJ. As aulas são ministradas em Português.
O aluno interessado em realizar intercâmbio na UERJ deverá apresentar por e-mail os seguintes documentos à DIRCINT:
- Carta da Instituição estrangeira ;
- O Formulário de Candidatura da DIRCINT devidamente preenchido e assinado pela instituição de origem;
- Comprovante de vacinação para o COVID19;
- Curriculum vitae resumido;
- Cópia da página de identificação do passaporte que deverá ter validade de pelo menos 6 meses após o término do Internato;
- Histórico oficial e uma versão traduzida para Português;
- Atestado de nível de conhecimento de língua portuguesa;
- Redação com no máximo 15 linhas, em Português, apresentando resumidamente a intenção de estudar no Brasil, caso seja proveniente de país não lusófono;
Documentos adicionais obrigatórios apenas aos candidatos que possuam nacionalidade brasileira:
• Passaporte brasileiro (válido por todo o período de mobilidade);
• RG (Documento de identidade);
• CPF.
A candidatura somente será considerada para análise após o envio da ficha de inscrição com as devidas assinaturas, juntamente com toda a documentação.
Uma vez selecionado para a realização de internato, o aluno deverá apresentar cópia do Seguro de saúde com repatriação sanitária, com validade por todo o período que o estudante permanecer no Brasil.
Quando se apresentar à UERJ, o estudante deverá:
- Comparecer na primeira semana à Diretoria de Cooperação Internacional (DIRCINT) para assinatura da ficha de chegada e para apresentar o visto de estudante.
O estudante deverá obter o Registro Nacional de Estrangeiro na Polícia Federal nos primeiros 30 dias após a chegada no Brasil, caso sua estada seja superior a um mês.
Ao final do período de internato o estudante estrangeiro fará jus a uma transcrição de registro das atividades desenvolvidas.
Cronograma
• Fluxo contínuo.